Uhhh!!

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

As várias funcionalidades do Telemovel e linguagem das Sms



O sistema GSM (Global System for Mobile) passou a desempenhar um papel muito importante, permitindo a melhoria das comunicações móveis.

Surgiu a hipótese de utilizar o roaming internacional (possibilidade de a partir de um telemóvel realizar e receber chamadas num país estrangeiro).

O telemóvel não é apenas usado para conversas telefónicas tradicionais, mas também já é possível receber e enviar e-mails, ou faxes e aceder à Internet a partir de um simples aparelho.

O SMS (Short Message Service ou Serviço de Mensagens Curtas) é uma função que permite aos utilizadores de telefones móveis a escrita, envio e recepção de pequenas mensagens de texto.

O Multimedia Messaging Service (MMS) é a capacidade de enviar e receber mensagens multimédia. Assim, este serviço permite aos utilizadores de terminais equipados com MMS o envio de uma combinação de imagem, texto, áudio e vídeo numa única mensagem, que pode ser totalmente personalizada.

A moda das sms pegou rapidamente. Para além de mais baratas permitem mandar imagens engraçadas e há sempre aquelas coisas que é mais fácil dizer por escrito que pessoalmente…
O “bichinho” das sms pegou de tal modo que, os mais viciados começaram a “inventar” uma nova linguagem baseada em caricaturas feitas através dos sinais de pontuação, em gírias (quem não conhece o famoso “Lol”) e acima de tudo em muuiittaass abreviaturas. Muitas vezes, para quem não está dentro do assunto, torna-se impossível interpretar o conteúdo de determinado sms. Isso até é vantajoso. Os problemas surgem quando, os alunos vão para os testes escrever da mesma forma que escrevem no telemóvel. Esta é uma situação cada vez mais frequente. Mesmo nos apontamentos tirados nas aulas é frequente o aluno escrever de forma abreviada, e até ai tudo bem, mas aqueles que estão em preparação para os exames é bom retomarem a escrita tradicional… o que se pode revelar uma tarefa mais complicada do que parece à primeira vista. Por isso boa sorte para todos que se encontram nesta situação… tal como eu!

Sem comentários: